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Efeitos da alfabetizacao tardia no desempenho de tarefas cognitivas.

Processo: 06/55709-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa Dos Santos
Beneficiário:Karina Peronti Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Escolaridade   Funções cognitivas   Reserva cognitiva   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Escolaridade | Funcoes Cognitivas | Neuroplasticidade Cerebral | Reserva Cognitiva

Resumo

Fatores fisiológicos, emocionais e sócio-culturais interagem no neuro desenvolvimento. Os processos de aprendizagem, particularmente a alfabetização influenciam a plasticidade cerebral em qualquer fase do desenvolvimento humano. Por exemplo, estudos de neuroimagem têm indicado que adultos analfabetos exibem maiores dificuldades do que adultos alfabetizados em tarefas envolvendo processamento fonológico. Tais habilidades não são adquiridas espontaneamente, mas são moduladas pela aprendizagem da linguagem escrita e lida. Embora a taxa de analfabetismo no Brasil tenha decrescido nos últimos censos, a baixa escolaridade ainda é freqüente. Entretanto, há poucos estudos em nosso meio dedicados a investigar as alterações associadas à alfabetização e principalmente comparando os períodos de aquisição da mesma. O objetivo do presente estudo é avaliar funções cognitivas como: memória, atenção, linguagem, capacidade de planejamento, etc..., de indivíduos adultos com baixa escolaridade alfabetizados em diferentes períodos do desenvolvimento. Serão avaliados por meio de testes neuropsicológicos 40 voluntários sadios da cidade de Assis, com idade entre 25 a 45 anos, de ambos os sexos, que tenham cursado de 1 a 2 anos de escolaridade, divididos em dois grupos - alfabetização na infância (N=20) ou alfabetização na idade adulta (N=20). (AU)

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