Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluência tecnológica no contexto do projeto Lantec/UNED

Processo: 07/07608-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Tel Amiel
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Formação de professores   Tecnologia

Resumo

Apesar de evidências tangíveis, como a familiaridade com celulares e outras ferramentas digitais nas mãos de alunos, temos pouca informação quanto ao nível e dimensões da fluência tecnológica da juventude brasileira. Sabemos que o nível de alfabetização digital no Brasil é baixo apesar do crescente investimento em tecnologias digitais para uso dentro da escola pública. O presente projeto tem como objetivos a elaboração de um conceito de fluência tecnológica contextualizado dentro da abrangência do Projeto Lantec/UNED, centrados nas competências para a formação docente. Propõe a investigação as competências tecnológicas de alunos e professores das escolas envolvidas no Projeto Lantec/UNED como base para a criação de diretrizes que auxiliem na criação de conteúdos didáticos para a formação tecnológica de professores. Este modelo será desenvolvido a partir de conceitos teóricos, consultas com especialistas de diversos países, e será avaliado junto a professores envolvidos no Projeto Lantec/UNED através de um curso de mestrado lato sensu; que abordará o tema. Paralelamente será investigada a contribuição da tecnologias inserida nas escola para o desenvolvimento de competência tecnológica dos alunos e professores, sendo assim uma avaliação de políticas que incentivam o uso de tecnologias em escolas públicas. (AU)