Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da divergencia genetica e caracterizacao morfo-agronomica de etnovariedades de mandioca (manihot esculenta crantz) em relacao ao potencial para producao de amido industrial.

Processo: 00/01241-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marney Pascoli Cereda
Beneficiário:Rainerio Meireles da Silva
Instituição Sede: Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/01649-9 - Prospecção de novos amidos para indústria de alimentos, AP.TEM
Assunto(s):Mandioca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao Esculenta Crant | Divergencia Genetica | Etnovariedades | Mandioca

Resumo

O presente trabalho é um subprojeto do Projeto Temático intitulado "Prospecção de novos amidos para indústria de alimentos" (Processo 98/01649-9), cujo objetivo é valorizar as culturas amiláceas tropicais com a busca de novos mercados". A mandioca é uma espécie de grande importância sócioeconômica, na qual ainda não existem estudos que correlaciona a divergência genética, origem geográfica e produção agronômica das etnovariedades com as propriedades físicas e químicas do amido. O objetivo geral será obter informações genéticas, através de estatísticas multivariadas baseada em caracteres morfológicos e agronômicos das etnovariedades de mandioca avaliadas em relação ao potencial para a produção de amido, para auxiliar a equipe de especialistas do Projeto Temático a selecionar os melhores materiais. Serão avaliados 200 materiais, sendo 190 etnovariedades originadas de várias partes do Brasil, que fazem parte da coleção de germoplasma da ESALQ/USP e 10 variedades elites cultivadas comercialmente, as quais servirão como testemunhas, em delineamento de blocos ao acaso. Serão avaliados 75 caracteres morfológicos e agronômicos e aspectos relativo a fenologia da floração e frutificação. Os dados coletados serão avaliados através de análise multivariadas pelos métodos de componentes principais e agrupamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)