Busca avançada
Ano de início
Entree

O Ethos - Análise da construção do Fiador: estudo sobre as formas de convencimento em anúncios publicitários de revistas dirigidas a jovens de 14/15 anos.

Processo: 07/03566-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Rafael Suman Tassi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Ethos   Propaganda   Ensino   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | educação | ethos | pesquisa participativa | propaganda | Ensino

Resumo

O projeto em pauta baseia-se na constatação de que o conceito de ethos ainda é pouco estudado na área de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Com base em preceitos da Lingüística Aplicada, tem como objetivo analisar como o Ethos está presente e exerce função em diversos anúncios que chegam aos jovens de 14/15 anos, bem como a maneira com que seu entendimento e captação são feitos por essa faixa etária estudada, além de refinar o olhar desses leitores, através de pesquisa participativa, não apenas para uma situação corriqueira, como a leitura de uma revista, por exemplo, como também para outras situações cotidianas em que, mesmo não propositalmente, o jovem se depare com situação típica em esteja presente o Ethos enquanto procedimento argumentativo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)