Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores envolvidos na retenção intrabucal de flúor após o uso de dentifrícios fluoretados

Processo: 08/11702-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Juliano Pelim Pessan
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Placa bacteriana   Flúor   Cariologia   Saliva   Cálcio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilme dentário | cálcio | Dentifrícios fluoretados | Fluido do biofilme | Fluor | saliva | Cariologia

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a influência do pH e da viscosidade de dentifrícios fluoretados na retenção intrabucal de flúor (F) em crianças residentes em uma comunidade otimamente fluoretada. Na primeira fase, serão comparadas as concentrações de F e cálcio (Ca) presentes na saliva, no biofilme dentário e fluido do biofilme após 14 dias de uso de dentifrícios contendo 0, 550 e 1100 ppm F (NaF), em pH 4,5 e 7,0, totalizando 6 combinações. As crianças (n=24) receberão uma profilaxia antes do início de cada período experimental e escovarão seus dentes com dentifrício placebo por 2 semanas (washout). Durante cada período experimental, as crianças escovarão seus dentes 2 vezes ao dia, com um dos dentifrícios fornecidos aleatoriamente, seguindo um protocolo cruzado e duplo-cego. Amostras de saliva e biofilme dentário serão coletadas no 14º dia, 1 e 12 horas após a última escovação com os dentifrícios. O protocolo será então repetido por 5 etapas adicionais, contemplando o protocolo cruzado do estudo. Na segunda etapa será avaliada a influência da viscosidade dos dentifrícios nas concentrações de cálcio e flúor na saliva, biofilme e fluido do biofilme, utilizando-se o mesmo protocolo descrito para a primeira fase. Os dentifrícios a serem testados serão fabricados em 3 viscosidades diferentes (alta, média e baixa), contendo 550 ppm F (NaF), em pH 4,5. As análises de F na saliva e no fluido do biofilme serão realizadas com eletrodo invertido (amostras imersas em óleo mineral) após tamponamento com TISAB III. O F presente no biofilme total será analisado após extração por HCl da mesma forma descrita para a saliva e fluido do biofilme. As análises de Ca serão realizadas pelo método do Arsenazo III (espectrofotometria). Os dados serão analisados quanto à sua distribuição (normalidade e homogeneidade) antes da determinação do teste estatístico apropriado. Caso seja possível o uso de testes paramétricos, os dados serão analisados por ANOVA (medidas repetidas) e teste de Tukey. Caso contrário, serão utilizados os testes de Kruskall-Wallis e Dunn. Será realizada análise de regressão linear a fim de verificar a relação entre Ca e F nas amostras analisadas. O nível de significância adotado será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KONDO, KARINA YURI; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; MANARELLI, MICHELE MAURICIO; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS; PESSAN, JULIANO PELIM. Effects of pH and fluoride concentration of dentifrices on fluoride levels in saliva, biofilm, and biofilm fluid in vivo. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 20, n. 5, p. 983-989, . (08/11702-8)