Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biomonitorado para a obtenção dos principais constituintes químicos com atividade antioxidante, antifúngica e antibiótica de macroalgas verdes da costa brasileira (Chlorophyta)

Processo: 08/54860-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Ernani Pinto Junior
Beneficiário:Fabiana Cristina Missau
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Antioxidantes   Metabólitos secundários   Chlorophyta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Antimicrobiana | Atividade Antioxidante | Caulerpa Racemosa | Chlorophyta | Codium Decorticatum | Metabolitos Secundarios

Resumo

Os mecanismos de adaptação dos organismos as pressões ambientais, como alta intensidade luminosa, raios UV, extremos de temperatura, radiações ionizantes, poluentes e patógenos, originaram uma grande diversidade estrutural de metabólitos secundários durante a sua evolução, com funções ecológicas diversas. Os oceanos, responsáveis por 70% da superfície do globo terrestre, abrigam cerca de 200.000 espécies marinhas entre plantas, animais e microrganismos. A investigação de várias espécies deste habitat demonstra que o ambiente marinho é uma fonte rica em compostos bioativos, com diversas ações biológicas como fotoprotetores, antiinflamatórios, antioxidantes, entre outros. Entre os organismos marinhos, uma classe bastante explorada comercialmente são as algas. Diversos setores, como as indústrias química, alimentícia e farmacêutica, continuam realizando estudos em busca de novas descobertas, onde com certeza, ainda há muito a ser explorado. Apesar de alguns trabalhos relevantes mostrarem a relação entre metabólitos secundários de algas (Chlorophyta) e atividade biológica, ainda é pouco significativo o número de artigos na literatura frente a biodiversidade encontrada. Por essa razão, o objetivo deste projeto é verificar a presença de metabólitos secundários em espécies de algas verdes que habitam o litoral brasileiro, caracterizar quimicamente estas substâncias, bem como, verificar a atividade antimicrobiana, antifúngica e antioxidante destes compostos. Para isso, serão utilizadas técnicas cromatográficas como HPLC, LC-MS, CCD, entre outras, e espectroscópicas como UV-VIS, RMN, IV e MS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)