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Ensino de habilidades de leitura e escrita por meio da recombinação de unidades silábicas

Processo: 09/07413-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Florença Lucia Coelho Justino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura e escrita   Ensino e aprendizagem   Ensino de língua portuguesa   Habilidades para escrita   Habilidades para leitura   Sílaba
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de leitura e escrita | controle por unidades mínimas | generalização recombinativa | Recombinação | unidades silábicas | Leitura e escrita

Resumo

A aprendizagem de leitura e escrita constitui um grande desafio em educação. Tecnologias de ensino baseadas no paradigma de equivalência de estímulos têm sido efetivas para a remediação de dificuldades de leitura. Por meio de treinos recombinativos, a leitura generalizada pode resultar do estabelecimento de controle de estímulos pelos elementos básicos (grafemas e fonemas) que, recombinados, constituem outras palavras. Estudo prévio evidenciou melhor desempenho quando os alunos aprenderam tanto as relações relevantes com palavras inteiras quanto a discriminação das sílabas componentes das palavras. O presente estudo pretende isolar essas duas variáveis e verificar os efeitos do ensino de sílabas apenas, versus o ensino de palavras inteiras, sobre a leitura de novas palavras. Será testada a hipótese de que o ensino de sílabas resultará em escores mais elevados na leitura de palavras novas. Participarão do estudo 20 alunos que apresentem comprometimento na aquisição de leitura e escrita, divididos em dois grupos. A unidade de ensino será a palavra inteira para o Grupo Palavras e a sílaba para o Grupo Sílabas. O procedimento básico de ensino será o emparelhamento entre palavras ou sílabas impressas (estímulos de comparação) e as correspondentes palavras ou sílabas ditadas (estímulo modelo). Foram programados três passos de ensino e cada um ensinará um conjunto de três palavras ou cinco sílabas (componentes das palavras do Grupo Palavras). Os testes serão realizados com palavras novas, resultantes da recombinação das sílabas ensinadas. Os efeitos do procedimento intra-grupo serão avaliados por um delineamento de linha de base múltipla entre palavras. Um delineamento de grupos será usado para avaliar os efeitos da variável extensão do texto.

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