Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito do caurano ácido 16-metoxicauran-19-oico sobre a reatividade vascular de artéria aorta isolada de ratos

Processo: 09/52629-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Nathalia Butschkau Palazzin
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reatividade cardiovascular   Aorta   Diterpenos   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido 16-Metoxicauran-19-Oico | Aorta | Cauranos | Diterpenos | Reatividade Vascular

Resumo

A pesquisa e o uso de produtos naturais como agentes terapêuticos, especialmente os derivados de plantas, tem crescido muito nos últimos anos. Os diterpenos compreendem um grande grupo de compostos não voláteis formados por cadeias carbônicas que contêm 20 carbonos. Trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa mostraram que os diterpenos da classe dos cauranos exercem atividade inibitória sobre a contração vascular e induzem relaxamento desses tecidos. Além disso, o diterpeno ácido caurenóico induz redução da pressão arterial em ratos normotensos sugerindo que os diterpenos da classe dos cauranos apresentam potencial ação anti-hipertensiva. As estruturas químicas dos cauranos ácido 16-Metoxicauran-19-óico e do ácido caurenóico apresentam vários pontos comuns. Essa observação é de grande importância em relação ao estudo dos diterpenos uma vez que alterações na estrutura química desses compostos são capazes de influenciar significativamente a atividade cardiovascular dos diterpenos da classe dos cauranos. Além disso, testes preliminares mostraram que o ácido 16-Metoxicauran-19-óico induz resposta de relaxamento vascular significativamente superior àquela do ácido caurenóico. Apesar de alguns estudos descreverem a ação dos cauranos como agentes que alteram a função vascular, não há relatos a respeito do efeito do caurano ácido 16-Metoxicauran-19-óico sobre a reatividade vascular e os mecanismos envolvidos nessa resposta. Portanto, o presente estudo foi delineado de forma a investigar detalhadamente os mecanismos envolvidos no efeito do ácido 16-Metoxicauran-19-óico em artéria aorta isolada de rato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIPOLITO, ULISSES V.; ROCHA, JULIANA T.; PALAZZIN, NATHALIA B.; RODRIGUES, GERSON J.; CRESTANI, CARLOS C.; CORREA, FERNANDO M.; BONAVENTURA, DANIELLA; AMBROSIO, SERGIO R.; BENDHACK, LUSIANE M.; RESSTEL, LEONARDO B.; et al. The semi-synthetic kaurane ent-16 alpha-methoxykauran-19-oic acid induces vascular relaxation and hypotension in rats. European Journal of Pharmacology, v. 660, n. 2-3, p. 402-410, . (09/52629-4)