Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção do sorgo granífero em consórcio com a Brachiaria brizantha em função da adubação nitrogenada

Processo: 03/01969-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Cesar Checoli Choueiri
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Capim braquiarão   Fertilizantes nitrogenados

Resumo

O projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar o efeito da adubação nitrogenada na cultura do sorgo granífero no sistema de cultivo solteiro e consorciado com Brachiaria brizantha em plantio direto e o posterior desempenho da forrageira. O delineamento experimental será o de blocos casualizados, com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas serão representadas por dois sistemas de cultivo de sorgo (SS - cultivo do sorgo solteiro e SB - cultivo do sorgo com B. brizantha na linha de semeadura) e as subparcelas por quatro doses de nitrogênio em cobertura (0, 50,100 e 200 kg ha-1 de N). Serão avaliados os atributos químicos do solo, diagnose foliar, características agronômicas da cultura do sorgo, produtividade de grãos, palha, além da produtividade da forrageira após a colheita do milho até a próxima safra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATEUS, G. P.; CRUSCIOL, C. A. C.; PARIZ, C. M.; BORGHI, E.; COSTA, C.; MARTELLO, J. M.; FRANZLUEBBERS, A. J.; CASTILHOS, A. M. Sidedress Nitrogen Application Rates to Sorghum lntercropped with Tropical Perennial Grasses. AGRONOMY JOURNAL, v. 108, n. 1, p. 433-447, JAN-FEB 2016. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.