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Processo: | 07/51120-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2007 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2011 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental |
Pesquisador responsável: | Júlio César Coelho de Rose |
Beneficiário: | Renato Bortoloti |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM |
Assunto(s): | Equivalência de estímulos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aquisicao De Leitura E Escrita | Equivalencia De Estimulos | Medida De Significado | Transferencia De Funcoes |
Resumo O modelo de equivalência de estímulos definiu comportamentos simbólicos oferecendo critérios operacionais que permitiram simulações experimentais da aquisição e manipulação de símbolos. Além de simulações experimentais, a definição operacional de desempenhos simbólicos forneceu as bases para o desenvolvimento de programas educacionais. O presente projeto compreende duas linhas de investigação articuladas em torno de pesquisas básicas e aplicadas envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos. A primeira delas pretende dar continuidade ao estudo de propriedades quantitativas de relações simbólicas utilizando uma metodologia que permite quantificar a transferência de funções entre estímulos. O grau de transferência de funções estabelecido a partir de manipulações experimentais distintas será medido e comparado. A segunda linha de investigação tem por objetivo a busca de elementos que permitam consolidar a aplicação em larga escala, diretamente em escolas da rede pública, de programas individualizados para o ensino de leitura e escrita baseados no modelo de equivalência. Pretende-se investigar as condições e resultados da aplicação remota de um programa em operação e, eventualmente, propor adaptações para que seu uso possa ser estendido a outras escolas ou municípios interessados. (AU) | |
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