Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição e visualização de descargas elétricas atmosféricas do sensor stormtracker em ambiente GNU/Linux (Projeto Corisco)

Processo: 00/15008-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Odim Mendes Junior
Beneficiário:Irani Inácio Cordeiro de Pádua
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Magnetosfera   Descarga elétrica   Eletrodinâmica   Relâmpago

Resumo

Dentro da Eletrodinâmica Planetária, contribuindo para a compreensão da sua fenomenologia complexa, torna-se necessário desenvolver estudos da morfologia e da trajetória das descargas elétricas atmosféricas. Embora seja um fenômeno conhecido desde os primórdios da humanidade, a sua previsão de ocorrência ou de comportamento na atmosfera ainda não são possíveis, sendo que os efeitos dessas descargas manifestam-se das mais diferentes formas e nas várias regiões da atmosfera. Para a obtenção de informações que auxiliem nos propósitos de segurança, de conhecimentos e de aplicações, este trabalho irá desenvolver uma ferramenta para fazer a aquisição e representação gráfica de dados das descargas elétricas incidentes no solo (strikes) utilizando o sensor Stormtracker, da Boltek Corporation, em ambiente GNU/Linux, com as qualidades de ser ambiente estável, de código aberto e de livre distribuição. Esse esforço, que se integra ao Projeto Via-Lux (FAPESP 1998/3860-9), contribuirá para: (1) o desenvolvimento de um sistema de detecção de relâmpagos com finalidade cientifica, caracterizando-se por ser portátil, de mais baixo custo, e com a contrapartida de não estar tão dependente de sistemas comerciais proprietários onerosos; e (2) o treinamento científico e a capacitação técnica de recurso humano em área de formação cruzada (física, matemática, eletrônica e computação), que é o perfil dos profissionais necessários nas ciências atuais. (AU)