Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradacao do corante azul reativo 19 (r-19) usando um processo oxidativo avancado: luz ultravioleta/peroxido de hidrogenio.

Processo: 01/00815-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:José Roberto Guimarães
Beneficiário:Sergio Henrique Dias Marques Faria
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio   Foto-oxidação   Raios ultravioleta   Corantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corante | Efluente Textil | Fotooxidacao | Peroxido De Hidrogenio | Ultravioleta

Resumo

Neste projeto, basicamente, serão desenvolvidos ensaios visando a degradação de um corante bastante utilizado na indústria têxtil, ou seja, o azul reativo 19 (R-19), o qual, juntamente com outros corantes, confere aos efluentes desse setor produtivo, uma intensa coloração e de difícil tratamento. No presente trabalho uma solução do referido corante será submetida à luz ultravioleta, à presença de peróxido de hidrogênio e finalmente a combinação dos dois, ou seja, luz ultravioleta e peróxido de hidrogênio. Esse último caso é um processo oxidativo avançado (POA), que normalmente é altamente eficiente quanto a oxidação de matéria orgânica, principalmente pela formação de radicais hidroxila (OH). Soluções de diferentes concentrações, serão submetidas ao tratamento proposto variando-se o PH, tempo de residência, concentração de peróxido e possível recirculação. Os ensaios serão monitorizados quanto à cor, por varredura numa ampla faixa, e à variação da concentração de carbono orgânico dissolvido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)