Busca avançada
Ano de início
Entree

Interface entre o desenvolvimento da linguagem e da memoria de curto e longo prazo.

Processo: 03/12500-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Ivy da Costa Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Memória episódica   Memória de curto prazo   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Linguagem | Memoria De Curto Prazo | Memoria Episodica

Resumo

As idades apontadas na literatura como críticas para o estabelecimento, durante infância, de uma memória dinâmica e acessível em fase adulta, coincidem com períodos marcados por grande evolução do desenvolvimento da linguagem. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar os marcadores lingüísticos utilizados pelas crianças durante a recordação de um evento e investigar as características e as mudanças quantitativas e qualitativas da memória episódica e de curto prazo em crianças de 18 a 30 meses de idade, em intervalos de uma semana e de três meses. Acreditasse que o período é marcado por avanços concomitantes no desenvolvimento da memória e da linguagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)