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Analise e diagnostico do sistema interligado brasileiro com relacao a violacao de restricoes eletricas.

Processo: 05/02123-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Taciana de Vasconcelos Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Seguranca | Estabilidade | Fluxo De Carga Otimo Ac | Programacao Da Operacao | Restricoes Eletricas | Sistema Interligado Nacional | planejamento de curto prazo da operação

Resumo

Este projeto pretende incluir critérios de segurança na programação da operação do Sistema Interligado Nacional brasileiro (SIN), realizando para isso um estudo mais detalhado considerando as características e restrições elétricas do sistema de transmissão. Esta idéia será aplicada para resolver um dos objetivos do projeto temático do grupo [1], nº04/14531-9, o qual tem como finalidade a concepção, desenvolvimento, implementação e teste de metodologias para a programação da operação de sistemas de energia elétrica que considere suas principais características eletro-energéticas, e que possa, após essa representação detalhada, explorar os benefícios da otimização mantendo os requisitos da segurança.Atualmente o método executado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para o planejamento de curto prazo da operação do SIN é baseado em modelos de pré-despacho DC e considera apenas os limites de fluxo potência ativa nas linhas de transmissão e geradores. A metodologia a ser desenvolvida nessa pesquisa terá como base um modelo de fluxo de potência ótimo AC, permitindo a análise e diagnóstico de violações de tensão, fluxos de potência em MVA e de requisitos mínimos de margem de estabilidade de tensão. Com este projeto pretende-se realizar um diagnóstico da condição real da operação do SIN, calculando para isso sua margem de estabilidade de tensão, jamais avaliada até o presente momento, ratificando a importância deste trabalho. Como propostas e melhorias, propõem-se o desenvolvimento de uma estratégia de controle coordenado da tensão para o SIN e uma metodologia de maximização da margem de estabilidade de tensão, como indicativo de segurança da operação do sistema.

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