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Desenvolvimento de procedimentos de ensino e de avaliacao de classes de estimulos equivalentes para populacoes com necessidades educativas especiais.

Processo: 97/12535-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Giovana Galvanin da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Aprendizagem relacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Relacional | Equivalencia De Estimulos

Resumo

O presente projeto objetiva investigar se procedimentos que estabelecem a permutação de funções discriminativas entre estímulos componentes de relações condicionais treinadas seriam eficientes: a) no estabelecimento das relações de linha de base; b) no estabelecimento da independência funcional dos estímulos constituintes das relações condicionais testadas eliminando a ocorrência de controle restrito de estímulos (atenção seletiva); c) na transferência de funções de controle entre estímulos independente da exposição direta às contingências de teste que avaliam a emergência de classes de estímulos. Estas investigações poderiam contribuir para a ampliação dos conhecimentos acerca do desenvolvimento de procedimentos de ensino e de avaliação de habilidades discriminativas relevantes no estabelecimento de repertórios acadêmicos em populações com necessidades educativas especiais. (AU)

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