Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento de classes de estímulos funcionais por meio do procedimento go/no-go com estímulos compostos

Processo: 08/09948-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Paula Debert
Beneficiário:Luiza Chagas Brandão
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adultos   Equivalência   Análise experimental do comportamento   Transferência de função
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos | Equivalência | go | no-go | transferência de função | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Debert, Matos e McIlvane (2007) demonstraram que o procedimento go/no-go com estímulos compostos gera classes de estímulos equivalentes. O presente estudo pretende verificar se classes de estímulos equivalentes estabelecidas por meio do procedimento mencionado também se constituem classes de estímulos funcionais. Para isso, quatro estudantes universitários serão submetidos a um procedimento com quatro fases. Na primeira fase, será conduzido um treino de discriminação condicional no qual respostas emitidas frente a alguns estímulos compostos (A1B1, A2B2, B1C1 e B2C2) serão seguidas de reforço (pontos), enquanto respostas emitidas frente aos outros estímulos compostos (A1B2, A2B1, B1C2 e B2C1) não serão seguidas de nenhuma conseqüência programada. Em uma fase subseqüente, será conduzido um treino de discriminação simples no qual os estímulos A1 e A2 serão apresentados sucessivamente em cada tentativa. Apenas as respostas R1 (apertar a tecla "tab") diante de A1 e as respostas R2 (apertar a tecla "enter") diante de A2 serão seguidas de reforço. Emissão de R1 diante de A2 e de R2 diante de A1 não serão seguidas de conseqüências programadas. Nas demais fases, serão conduzidos testes de relações condicionais emergentes (BA, CB, AC e CA) para verificar o estabelecimento de classes de estímulos equivalentes e testes de discriminação simples com os estímulos A1, A2, B1, B2, C1 e C2 para verificar estabelecimento de classes de estímulos funcionais. Resultados positivos nos testes mencionados indicariam que o treino com o procedimento go/no-go com estímulos compostos gera classes de estímulos equivalentes e classes de estímulos funcionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)