Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do estresse oxidativo na inducao de heperatividade do detrusor apos um periodo de obstrucao infravesical cronica.

Processo: 07/53880-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Míriam Dambros
Beneficiário:Veridiana Costa Andrioli
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Bexiga urinária   Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bexiga | Disfuncao Miccional | Envelhecimento | Estresse Oxidativo

Resumo

A Hiperplasia Benigna da Próstata apresenta-se como uma doença urológica que atinge aproximadamente 30% dos indivíduos do sexo masculino com idade superior a 60 anos. Na evolução desta ocorre o desenvolvimento de diferentes disfunções miccionais que levam a inúmeras queixas clínicas no paciente, afetando sua qualidade de vida de forma importante. Até o momento, a literatura descreve algumas hipóteses na tentativa de elucidar o mecanismo fisiopatológico pelo qual a obstrução infravesical levaria a deteriorização vesical. Entre as linhas de pesquisa, cita-se a aquela que descreve a presença de ciclos de isquemia seguida por um período de reperfusão, durante a micção de animais obstruídos, como a mais consistente e clara. O esclarecimento da participação da geração de radicais livres na obstrução infravesical e sua associação com o padrão de disfunção miccional apresentando na evolução da doença obstrutiva torna-se essencial a fim de que esta linha de pesquisa possa detalhar a fisiopatogenia da doença miccional no idoso e propor medidas preventivas e terapêuticas. Considerando o exposto, este subprojeto se propõe a utilizar a técnica de obstrução infravesical crônica em porquinho da índia) já que estes apresentam um trato urinário inferior fisiologicamente semelhante ao humano. Após a obstrução os animais terão suas bexigas avaliadas dinâmica e enzimaticamente, tornando possível a descrição de um padrão esperado entre "tempo de obstrução" - "níveis de estresse oxidativo" - características da disfunção miccional". O objetivo deste subprojeto será avaliar a participação dos radicais livres, através da dosagem de MDA e Capacidade Antioxidante Total no tecido vesical e prostático, na dinâmica vesical, após um período de obstrução infravesical crônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)