Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da infeccao de fungos e da producao de aflatoxinas em amendoim produzido em solos submetidos a diferentes fontes e doses de calcio.

Processo: 07/56537-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Antonia Calori
Beneficiário:Glaucia Iwamoto
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Aflatoxinas   Prevenção   Nutrição mineral de plantas   Cálcio   Amendoim
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aflatoxinas | Amendoim | Calcio | Nutricao Mineral | Prevencao

Resumo

A planta de amendoim é exigente quanto a presença de cálcio no solo durante o seu desenvolvimento pois trata-se de um nutriente necessário para frutificação, formação e desenvolvimento dos grãos. O cálcio é um importante componente da parede celular e está associado à resistência dos tecidos vegetais, influenciando na sua rigidez, gerando vagens com casca mais espessas e fortes e também grãos com melhor estrutura da película. O cultivar Runner IAC 886 predomina atualmente nas plantações de amendoim e é mais exigente quanto a adubação do que os cultivares mais utilizados no passado, no entanto a adubação empregada ainda é a mesma. A deficiência de caído no solo tem sido associada a diversas anormalidades fisiológicas da planta de amendoim que podem ocasionar danos, especialmente pela ocorrência de doenças, nas vagens ou grãos, que se tomam mais susceptíveis à invasão fúngica e possível produção de aflatoxinas. As aflatoxinas têm sido freqüentemente encontradas no amendoim in natura e em produtos processados de amendoim comercializados no Brasil, sendo portanto, de grande preocupação no que diz respeito à saúde pública. O objetivo deste projeto é avaliar o efeito no amendoim do cálcio aplicado no solo, empregando calcário e gesso agrícola associados a doses e épocas de aplicação, quanto à infecção com fungos potencialmente aflatoxigênicos e à contaminação com aflatoxinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)