Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo morfometrico do papel de bacterias (chlamydia pneumoniae e mycoplasma pneumoniae) em aneurismas de aorta abdominal humana.

Processo: 01/06917-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Sampaio Gutierrez
Beneficiário:Lucas José Neves Tachotti Pires
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mycoplasma   Humanos   Aneurisma   Chlamydia   Aterosclerose   Patologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aneurisma | Aterosclerose | Chlamydia | Humano | Mycoplasma | Patologia

Resumo

A patogênese da doença vascular aterosclerótica sempre foi muito discutida, sendo que seus fatores etiológicos permanecem incertos. Os aneurismas de aorta abdominal são normalmente aceitos como decorrentes do processo aterosclerótico e resultantes da degradação das fibras elásticas da parede vascular por substâncias envolvidas na resposta inflamatória. Tem sido sugerido que tal resposta esteja sendo desencadeada por agentes infecciosos, tendo sido relacionadas a esse processo as bactérias Chlamydia pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae. Nosso trabalho comparará a quantidade destas bactérias e outros fatores, como a quantidade de tecido elástico, presentes em aortas ateroscleróticas com e sem aneurismas, e em aortas normais, visando a esclarecer o papel de tais agentes no desenvolvimento dessas duas entidades patológicas. Serão utilizadas aortas de pacientes submetidos a necropsia no Laboratório de Anatomia Patológica do InCor - HC-FMUSP, das quais serão feitos cortes que passarão pelo processamento histológico habitual é, a seguir, serão corados e submetidos a pesquisa de tecido elástico, Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia pneumoniae, utilizando-se, respectivamente, métodos de histoquímica (Verhoeff sem contracoloração), hibridização in situ e imunoperoxidase. A análise dos dados será realizada utilizando-se o teste t de Student e o teste de Pearson, sendo significantes resultados com p=< 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS JOSÉ TACHOTTI PIRES; PAULO SAMPAIO GUTIERREZ. Quantificação morfométrica de Chlamydia pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae em aneurismas de aorta abdominal humana. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, v. 22, n. 3, p. 322-331, . (99/00322-9, 01/06917-6)