Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos níveis de citocinas plasmáticas de pacientes com câncer no aparelho digestivo tratados com ácidos graxos ômega-3 parenterais por método de ELISA

Processo: 08/50944-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Dan Linetzky Waitzberg
Beneficiário:Raquel Santana da Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Citocinas   ELISA   Nutrição parenteral   Ácidos graxos ômega-3   Cuidados pós-operatórios

Resumo

A oferta de dieta contendo nutrientes moduladores da resposta imunológica - arginina, ácidos graxos poliinsaturados n-3 (AG n-3) e RNA - está associada com melhora das condições imunológicas de pacientes submetidos a grandes intervenções cirúrgicas, diminuindo a incidência de complicações e tempo de internação no período pós-operatório. No entanto, pouco se sabe sobre a contribuição isolada de AG n-3 no tratamento desses pacientes. Em pacientes cirúrgicos a regulação da resposta imunológica pode prevenir o desenvolvimento de complicações pós-operatórias por modular o equilíbrio da liberação de citocinas pró e anti-inflamatórias. O ensaio de Elisa direto ou sanduíche permite a detecção de anticorpos ou antígenos, através do emprego de enzimas que convertem um substrato incolor em um produto colorido, revelando a quantidade absoluta do anticorpo/antígeno em estudo numa determinada amostra. O presente estudo pretende avaliar o efeito da infusão pré-operatória de EL rica em AG -3 sobre os níveis de citocinas plasmáticas de pacientes com câncer gástrico submetidos à cirurgia para a retirada do tumor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATOS DE MIRANDA TORRINHAS, RAQUEL SUSANA; SANTANA, RAQUEL; GARCIA, THAIS; CURY-BOAVENTURA, MARIA FERNANDA; SALES, MARIA MIRTES; CURI, RUI; WAITZBERG, DAN LINETZKY. Parenteral fish oil as a pharmacological agent to modulate post-operative immune response: A randomized, double-blind, and controlled clinical trial in patients with gastrointestinal cancer. Clinical Nutrition, v. 32, n. 4, p. 503-510, AUG 2013. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.