Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia nutricional do endoparasitoide larval Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)

Processo: 05/60878-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Fernando Luis Cônsoli
Beneficiário:Gabriela Salvador
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Nutrição animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Biologico | Criacao In Vitro | Ecologia Nutricional | Nutricao | Parasitoide

Resumo

Parasitóides são extremamente adaptados à exploração do hospedeiro e as interações hospedeiro-parasitóide são reconhecidas como fonte potencial de informações que beneficiariam o uso desses organismos no controle biológico de pragas. Um dos aspectos dessa interação é a regulação de processos fisiológicos do hospedeiro que resultam em alterações bioquímicas da hemolinfa do hospedeiro, que são sincronizadas com o imaturo em desenvolvimento e servem para adequar o hospedeiro às suas exigências nutricionais. Assim, a determinação das alterações bioquímicas da hemolinfa do hospedeiro após o parasitismo poderia auxiliar na determinação das exigências nutricionais dos parasitóides, permitindo um avanço nas técnicas de criação de insetos, principalmente aquelas que preconizam o uso de dietas artificiais. Esse projeto busca avaliar as alterações bioquímicas da hemolinfa do hospedara induzidas pelo parasitismo no sistema Cotesia flavipes - Diatraea saccharalis. O parasitóide C. flavipes vem sendo utilizado eficientemente no controle da broca-da-cana, D. saccharalis, importante praga da cana de açúcar, a mais de quatro décadas em nosso estado. Porém, a sua produção em larga escala pode ser um fator limitante ao seu uso no controle biológico. A redução nos custos de produção de inimigos naturais é um aspecto importante para tornar o controle biológico um método competitivo em relação às medidas convencionais de controle de pragas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)