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Análise do erro da escrita em escolares com queixa de distúrbio de leitura e escrita

Processo: 09/50991-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Ana Laura Machado Nascimento
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de avaliação   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Escrita | Fonoaudiologia | Transtorno De Escrita | Transtorno De Leitura

Resumo

A avaliação da escrita tem como objetivo identificar a presença de alterações e distúrbios. Estudos realizados com provas de escrita de itens isolados, alertam para a possibilidade de conhecer alguns processos subjacentes às estratégias de escrita. Os erros, observados nos estágios iniciais do aprendizado da escrita, devem ser eliminados ou modificados quanto aos seus padrões de aparecimento com a sucessão dos anos escolares. A utilização de listas de palavras e pseudopalavras permitem observar o ritmo e a condição de apropriação do uso das regras ortográficas da criança quando utilizada a análise do tipo de erro. O objetivo deste estudo é investigar o tipo de erro de escrita produzido por escolares com queixa de dificuldade de aprendizado da leitura e da escrita. Serão avaliados meninos e meninas, do 3º ao 5º ano, 10 crianças por ano, totalizando 30 escolares, matriculados no Ensino Fundamental regular da rede pública de São Paulo e serão indicados pelos seus professores. Esta pesquisa conta com um grupo controle cujos estudantes já foram avaliados pela fonoaudióloga e pesquisadora Adriana de Souza Batista Kida, responsável pelo projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 1111/05. A avaliação da escrita será realizada por meio da aplicação de um ditado de palavras e pseudopalavras e a solicitação de produção escrita a partir de uma situação problema. Os dados serão submetidos à análise estatística. Como resultado, espera-se encontrar diferenças entre os erros de escrita de palavras e pseudopalavras atingidos pelos escolares com e sem queixas de dificuldade de leitura e escrita, com melhor desempenho para o segundo grupo de pesquisa. (AU)

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