Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de microinjeções de agonistas e antagonistas de receptores opioides μ e κ na matéria cinzenta periaquedutal em um teste de preferência por lugar

Processo: 97/11770-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Ana Beatriz Sante
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aversão   Medo   Morfina   Receptores opioides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aversao | Medo | Morfina | Opioides

Resumo

O trabalho examina a ação de drogas opióides na produção de efeitos reforçadores positivos e negativos através da microinjeção de agonistas e antagonistas da morfina diretamente na matéria cinzenta periaquedutal dorsal (MCPS) usando um teste de preferência por lugar. Esta investigação é feita com base no fato de que 1) ainda não está inteiramente esclarecido o modo de ação de drogas de abuso na produção de efeitos reforçadores positivos e negativos e 2) não há relatos na literatura a verificação de efeitos de drogas opióides diretamente administradas na MCPD em um teste específico para detectar os efeitos reforçadores positivos e negativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTE‚ AB; NOBRE‚ MJ; BRANDAO‚ ML. Place aversion induced by blockade of [mu] or activation of [kappa] opioid receptors in the dorsal periaqueductal gray matter. Behavioural Pharmacology, v. 11, n. 7-8, p. 583-589, . (98/11187-2, 97/11770-7)