Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de amenorreia em mulheres em idade reprodutiva submetidas a tratamento oncologico na faculdade de medicina do abc.

Processo: 07/58761-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Caio Parente Barbosa
Beneficiário:Carolina Rossoni
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Quimioterapia   Radioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fertilidade | Gonadotoxico | Quimioterapia | Radioterapia

Resumo

Introdução: A infertilidade é a sequela de maior impacto para o adulto jovem, isso porque a maioria dos pacientes são diagnosticados com câncer na 3ª década de vida, estando portanto homens e mulheres em idade reprodutiva que submetidos à quimioterapia podem apresentar prejuízos de fertilidade a médio e a longo prazo. Justificativa: este projeto se propõe a avaliar os efeitos tardios indesejáveis dos tratamentos oncológico em mulheres que se submeteram a eles. Objetivos: Avaliar a prevalência de amenorreia em mulheres em idade fértil, submetidas a tratamento oncológico, no serviço do Centro de Estudos e Pesquisa de Hematologia e Oncologia da Faculdade de medicina do ABC (CEPHO). Métodos: Será realizado um estudo observacional transversal descritivo envolvendo mulheres em idade fértil, que foram submetidas a tratamento oncológico (CEPHO). O estudo abrange duas etapas, na primeira será realizado um levantamento dos prontuários no CEPHO da FMABC(anexo2). Posteriormente faremos uma entrevista por telefone com as pacientes através de um novo questionário (anexo 3). Análise Estatística: Será feita uma análise descritiva de todas as variáveis do estudo. Para se verificar a associação entre as variáveis qualitativas serão utilizados os testes de Qui-quadrado e/ou teste exato de Fisher e para os fatores de risco para amenorreia será utilizado o modelo de regressão logística univariado e múltiplo. O nível de significância será de 5%. Pacote estatístico utilizado SPSS 14.0 for windows. Cronograma: Essas duas etapas serão feitas de junho de 2007 a junho de 2008. A tabulação dos dados, análise estatística e redação do trabalho de agosto de 2008 a dezembro de 2008, com término em 2008. Bibliografia: Larsen EC, Schmiegelow K, Rechnitzer C, et al. Radiotherapy at young age reduces uterine volume of childhood cancer survivor. Acta Obstet Gynecol Scand 2004; 83:96-102; Brougham MFH, Wallace WHB. Subfertility in children and young people treated for solid and haematological malignancies. British journal of haematology 2005; 131:143-155; Berquó ES, Souza JMP, Gotlieb SLD. Bioestatística São Paulo: FPU 1981: Siegel S. Estatística não paramétrica São Paulo: ED McGraw-Hill do Brasil 1981. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)