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Compreensão de Ironia e Teoria da Mente: Um Estudo com Crianças Brasileiras

Processo: 10/08745-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Nádia Villa
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria da mente

Resumo

A teoria da mente é a habilidade de explicar o comportamento humano através da compreensão dos estados mentais subjacentes ao mesmo. Estudos recentes têm demonstrado uma relação clara entre o desenvolvimento da teoria da mente e a linguagem. Em especial, há um interesse crescente em investigações sobre a relação entre teoria da mente e compreensão de ironia em crianças de idade escolar. O presente projeto tem como objetivo principal investigar essa relação em crianças brasileiras. Quarenta e oito crianças de 7, 8 e 9 anos de idade participarão do estudo e serão avaliadas em diferentes tarefas de teoria da mente e em uma tarefa de compreensão de ironia traduzida e adaptada para o presente estudo. A linguagem dos participantes será medida através de um teste de vocabulário receptivo. Espera-se encontrar uma correlação positiva entre o desempenho dos participantes nas tarefas de teoria da mente e de compreensão de ironia, bem como um efeito de idade no desempenhoem todas as tarefas. Considerando a escassez de estudos brasileiros sobre o tema, espera-se que o presente projeto possa contribuir para o campo de estudos sobre teoria da mente no Brasil e, de maneira mais abrangente, que ele possa avançar o conhecimento atual sobre a relação entre essa habilidade sociocognitiva e o desenvolvimento da linguagem.