Busca avançada
Ano de início
Entree

As novas paisagens da escravidão: a produção do espaço de plantation em Cuba, nos Estados Unidos e no Brasil (século XIX)

Processo: 09/52206-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Rafael de Bivar Marquese
Pesquisador Anfitrião: Dale Wayne Tomich
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Binghamton University, Estados Unidos  
Assunto(s):Arquitetura   Paisagem   Plantation   Brasil   Cuba   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura | Brasil | Cuba | Escravidao Negra | Estados Unidos | Paisagem

Resumo

Durante o estágio pós-doutoral no Fernand Braudel Center for the Study of Economies, Historical Systems, and Civilizations (Binghamton University, State University of New York), irei escrever um livro em co-autoria com o supervisor do estágio, o professor Dale Wayne Tomich. Por meio de um exame comparativo e interdisciplinar da arquitetura e das paisagens de plantation no Brasil, em Cuba e nos Estados Unidos, o livro analisará como a "tradição da casa-grande" foi apropriada e reinterpretada nas sociedades escravistas americanas durante o período de expansão da economia mundial industrial no século XIX. Participarei, durante o estágio, das atividades do Research Working Group on Built Environments of Atlantic Slavery, que articula pesquisadores do Femand Braudel Center com pesquisadores do Departamento de Antropologia da Maxwell School of Citizenship and Public Affairs (Syracuse University), e, também, da montagem de um novo Research Working Group no Femand Braudel Center. Intitulado Emancipation and Independence in the Américas, o grupo irá congregar pesquisadores norte-americanos, espanhóis e brasileiros para examinar as dimensões materiais e simbólicas dos processos de questionamento da ordem escravista atlântica no século XIX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)