Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um sistema multi chaperone humano envolvido no processo de dissolução e renovelamento de agregados proteicos

Processo: 00/06656-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Julio Cesar Borges
Instituição Sede: Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/12978-3 - Estudo da estabilidade e da via de enovelamento de mioglobina, AP.JP
Assunto(s):Chaperonas moleculares   Dobramento de proteína
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agregacao Proteica | Chaperones Moleculares | Enovelamento Proteico | Hsp 104/Clpb

Resumo

Algumas doenças humanas, como deficiência de alfa1-antitripsina, câncer, doenças degenerativas e amilóides (Alzheimer, prion, fibrose cística, etc.) e outras, estão relacionadas com uma falha no processo de enovelamento e subsequente formação de agregados proteicos. O processo de enovelamento de algumas proteínas, in vivo, é auxiliado por proteínas denominadas 'chaperones' moleculares, que previnem a formação de agregados proteicos. Estas 'chaperones' podem agir prevenindo ou mesmo revertendo a agregação proteica, estando, portanto relacionadas com a etiologia destas patologias. Recentes trabalhos demonstraram que 'chaperones' da família Hsp100 podem agir, em conjunto com as 'chaperones' da família Hsp70 e suas 'co-chaperones' Hsp40 e GrpE, promovendo o processo de dissolução dos agregados proteicos e com posterior re-enovelamento. Hsp70 e Hsp40 já foram descritas em humanos, mas Hsp100 e GrpE não. Resultados por nós obtidos, através de 'data mining1 de 'chaperones' pelo 'HCGP' ('Human Cancer Genome Project', projeto genoma desenvolvido pela parceria entre a FAPESP e o LICR - 'Ludwig Institute for Cancer Research'), forneceram informações importantes indicando a presença de Hsp100 e duas prováveis GrpE em humano. Com base nestes resultados o objetivo geral é clonar, expressar, purificar e caracterizar estas proteínas deste sistema em humano, quanto à sua capacidade de dissolver agregados proteicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Julio Cesar. Estudos estruturais do sistema chaperone molecular HSP70 humano. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.