Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura escrita e consciência fonológica: desenvolvimento e intercorrelações

Processo: 96/12120-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Alessandra Gotuzo Seabra
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Fonologica | Desenvolvimento Linguistico | Escrita | Leitura | Rotas De Leitura

Resumo

O projeto propõe o estudo do desenvolvimento da leitura, escrita e consciência fonológica (CF) e das intercorrelações entre elas. Subjacentes ao projeto estão teorias sobre o modelo de duplo-processo para a leitura e sobre o papel fundamental da CF para o sucesso na alfabetização. Estudos piloto analisaram o desempenho de crianças em provas de CF, leitura, ditado e vocabulários expressivo e receptivo. O estudo proposto envolve análise do desempenho em provas de leitura, ditado e CF em função de características psicolinguísticas de palavras de crianças de pré 1 a 2ª série, bem como intervenção com treino de CF e análise dos efeitos desta intervenção sobre o desempenho escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)