Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ocorrência e caracterização molecular de Listeria monocytogenes isoladas durante a criação intensiva de novilho superprecoce e na carcaça dos animais abatidos

Processo: 01/13410-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Ricardo Ichiro Sakate
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carne | Contaminacao | Listeria | Pfge

Resumo

Uma das principais responsáveis por graves toxinfecções alimentares é a Listeria monocytogenes. Ela acomete principalmente idosos, indivíduos imunossuprimidos e mulheres grávidas, levando a meningites, abortos e disfunções gastrintestinais, estando presente em todas regiões do globo e nas mais diversas espécies animais, incluindo o gado bovino. A criação intensiva destes animais desde sua desmama até o abate é uma nova tecnologia desenvolvida na FMVZ da UNESP de Botucatu com o nome de "Novilho Superprecoce". Esta nova forma de criação traz consigo questionamentos com relação aos riscos associados à presença de patogenos nestes animais e a conseqüente contaminação da carne. Desta forma, faz-se importante o estudo da epidemiologia da L. monocytogenes neste ambiente de criação, o levantamento da provável contaminação da carne destes animais e a determinação das características genéticas das cepas isoladas. Para isso serão analisadas amostras de fezes dos animais, do ambiente, da ração, de insetos e roedores, além da carne ao abate. As cepas isoladas serão submetidas à sorotipagem, a tipagem molecular por PFGE e terão, também, seu potencial patogênico avaliado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAKATE, Ricardo Ichiro. Prevalência, epidemiologia, caracterização sorológica e molecular de Listeria monocytogenes isoladas na criação intensiva de Novilhos Superprecoces e em abatedouros frigoríficos no Estado de São Paulo. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.