Busca avançada
Ano de início
Entree

Probabilidade e estatística na educação infantil: um estudo sobre a formação e a prática do professor

Processo: 99/05353-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Regina Lanner de Moura
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Infantil | Educacao Matematica | Estatistica E Probabilidade | Estocastica

Resumo

Este projeto tem como base a reflexão epistemológica do professor sobre as idéias estocásticas no curso de Educação Infantil. Através do estudo de investigações didáticas sobre erros e dificuldades de aprendizagem e vivenciando situações que permitam refletir sobre a estocástica, os métodos e recursos de ensino e sua realização prática, o professor terá condições de buscar alterações em sua prática pedagógica e ampliar sua formação. Assim, nosso projeto que traz como questão central: Que alterações um processo de reflexão sobre o ensino de estatística e probabilidade pode provocar na formação e prática do professor? Buscamos desenvolver uma pesquisa qualitativa, definindo as categorias num processo reflexivo sobre o material empírico, para analisar as entrevistas, os vídeos, os registros e os relatórios dos professores participantes. Acompanharemos pelo menos dois professores, durante o período de mais ou menos três meses. Acreditamos que ao finalizar este projeto possamos apresentar contribuições relevantes a prática e formação de professores e, principalmente às pesquisas que emergem timidamente, em nosso país, sobre o ensino e a aprendizagem de probabilidade e estatística na escola básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatistica e probabilidade na educação infantil. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.