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Estudo de desempenho de crianças com distúrbios de aprendizagem em testes envolvendo processamento temporal auditivo

Processo: 02/09863-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Cristina Ferraz Borges Murphy
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Transtornos de aprendizagem   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Comportamental | Discriminacao Auditiva

Resumo

Atualmente, muitas pesquisas tentam explicar quais são as causas dos distúrbios de aprendizagem envolvendo leitura e escrita. Muitos pesquisadores já mostraram que habilidades fonológicas estão estritamente relacionadas ao bom desempenho das crianças durante a fase de alfabetização. Mas a grande pergunta, ainda existente, é o que há por trás das dificuldades envolvendo esta habilidade. Pesquisas apontam diversas teorias. Uma destas envolveria problemas de bases perceptuais relacionados à audição e visão; isto é, uma desordem envolvendo processamento temporal, em ambas modalidades sensoriais, seria a base para as principais dificuldades encontradas por estas crianças. A partir destes dados, ainda controversos, o objetivo do estudo será verificar o desempenho de crianças com distúrbios de aprendizagem, em testes envolvendo processamento auditivo temporal, a partir da comparação com grupo controle, e estabelecer uma relação deste desempenho com o obtido em provas que avaliem a habilidade de Consciência Fonológica. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C.F.B. MURPHY; E. SCHOCHAT. How auditory temporal processing deficits relate to dyslexia. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 7, p. 647-654, . (02/09863-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MURPHY, Cristina Ferraz Borges. Processamento temporal auditivo em crianças com transtorno de leitura. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.