Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da presença de variantes do vírus da Hepatite B com mutações na região X em casos de Hepatites B, C e não A-E

Processo: 99/09745-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1999
Vigência (Término): 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:João Renato Rebello Pinho
Beneficiário:Luciana Oliveira Souza
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vírus da hepatite B   Mutação   Cirrose hepática   Carcinoma hepatocelular   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

Um dos vírus envolvidos nos casos de hepatites, com o possível desenvolvimento de cirrose e hepatocelular carcinoma (HCC) é o vírus da hepatite B (HBV), que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A análise da presença do HBV-DNA pela técnica de PCR, com o uso de primers específicos para a região X do genoma viral vem proporcionar não só uma identificação segura, como também o encontro de vírus mutantes com alterações na expressão gênica. É de grande importância a identificação da presença dos variantes do HBV em pacientes com hepatites C e não A-E e a análise de mutações no gene X encontrados nestes e nos pacientes com hepatite crônica B que evoluem para casos mais graves da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.O. SOUZA; J.R.R. PINHO; F.J. CARRILHO; L.C. DA SILVA. Absence of hepatitis B virus DNA in patients with hepatitis C and non-A-E hepatitis in the State of São Paulo, Brazil. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 11, p. 1665-1668, Nov. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.