Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação de anticorpos a partir do processamento de ovos de galinhas imunizadas com Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) e Escherichia coli produtora de Shiga toxina (STEC)

Processo: 00/02988-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Barros Carbonare
Beneficiário:Jose Araujo Amaral
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto visa estabelecer uma metodologia de purificação de anticorpos, em média escala, a partir do processamento de ovos de galinhas imunizadas com EPEC e STEC. Inicialmente, será enfatizada a produção de anticorpos da classe IgY (equivalente a IgG de mamíferos) a partir da gema dos ovos. Posteriormente, será investigada a viabilidade de produção de IgM e IgA a partir do processamento da clara dos ovos. O procedimento de purificação consistirá na combinação de métodos de precipitação por sulfato de amônio e cromatografia por colunas de afinidade. As preparações obtidas serão submetidas à análise por dosagem de proteínas totais, imunodifusão radial quantitativa e SDS-PAGE. A reatividade das preparações será verificada por ensaios de westernblot e ELISA. A ação biológica das preparações será avaliada por ensaios de inibição da adesão bacteriana a células em cultura, ensaios de atividade bactericida, ensaios de inibição do crescimento bacteriano em cultura, e ensaios de inativação bacteriana com posterior inoculação intraperitoneal das bactérias em camundongos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL‚ J.A.; DE FRANCO‚ M.T.; ZAPATA-QUINTANILLA‚ L.; CARBONARE‚ S.B. In vitro reactivity and growth inhibition of EPEC serotype O111 and STEC serotypes O111 and O157 by homologous and heterologous chicken egg yolk antibody. VETERINARY RESEARCH COMMUNICATIONS, v. 32, n. 4, p. 281-290, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.