Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos Multigrid em problemas lineares e não-lineares

Processo: 98/03101-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Marco Lucio Bittencourt
Beneficiário:Alberto Costa Nogueira Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

As técnicas multigrid podem ser vistas como pré-condicionadores de métodos iterativos utilizados na solução de sistemas de equações lineares oriundos da aplicação de métodos numéricos como o de elementos finitos. Este projeto de pesquisa pretende estender os procedimentos multigrid utilizados na formulação h do método de elementos finitos, com aplicações a problemas lineares, para a formulação p desse mesmo método, considerando agora tanto aplicações a problemas lineares como a não-lineares (e.g.: plasticidade, fluidos). Considera-se ainda o desenvolvimento de estimadores de erro e de procedimentos adaptáveis para o refinamento de malhas. Os algoritmos serão implementados com conceitos de programação orientada por objetos em C++, sendo que no caso do estudo de problemas não-lineares será necessário considerar aspectos de computação de alto desempenho. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Alberto Costa Nogueira. Formulação P do metodo de elementos finitos em problemas de elasticidade linear e não-linear com malhas 3D e em metodos multigrid algebricos. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.