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A incorporação do oralismo como método pedagógico para crianças surdas no Brasil

Processo: 93/00856-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1993
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
Beneficiário:Maria Aparecida Leite Soares
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Auditiva | Educacao Especial | Metodo Oral

Resumo

Este projeto visa analisar a incorporação do método oral (assim considerados aqueles processos de reabilitação de linguagem da criança surda baseados no desenvolvimento da linguagem oral) como método de ensino, que parece ter ocorrido no Brasil na década de 50, através do então Instituto Nacional de Surdos Mudos, no intuito de verificar até que ponto essa incorporação acabou por colocar o conteúdo pedagógico em segundo plano contribuindo, dessa forma, para os baixíssimos níveis de escolaridade alcançados por esses deficientes. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Maria Aparecida Leite. O oralismo como metodo pedagogico: contribuição ao estudo da historia da educação do surdo no Brasil. 1996. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.