Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem, generalização e manutenção de comportamentos empáticos em meninos, considerando diferentes repertórios no passado

Processo: 02/05331-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Beatriz Meyer
Beneficiário:Fabiola Alvares Garcia Serpa
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Comportamento social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoes Parentais | Empatia | Generalizacao De Respostas | Habilidades Sociais | Manutencao De Comportamentos

Resumo

A análise comportamental aplicada tem produzido resultados em diversas áreas, inclusive no contexto clínico. Uma das preocupações dos pesquisadores e profissionais da Psicologia se refere ao desenvolvimento de habilidades sociais. Os tratamentos comportamentais, que neste caso freqüentemente incluem treino destas habilidades têm se mostrado eficientes na superação de tais déficits. Porém, dados de pesquisa demonstram que muitas vezes os resultados obtidos não se mantêm ao longo do tempo, ou não são generalizados para outros ambientes e para outras respostas. Ainda, pouco se sabe sobre a manutenção de comportamentos sociais adquiridos em ambiente natural, sem influências de intervenção. O presente estudo pretende alcançar os seguintes objetivos: a) verificar a manutenção em indicadores do comportamento empático de meninos, avaliados por pais e professores há três anos em estudo anterior; b) verificar manutenção ou mudanças nos comportamentos dos pais em relação aos filhos desde o estudo anterior, c) verificar através da realização de um programa de intervenção breve com os meninos, focalizando habilidades sociais tais como adoção de perspectiva e expressão de sentimentos, se há diferenças entre eles no que se refere à aprendizagem dessas habilidades, generalização para outros comportamentos e ambientes e manutenção ao longo do tempo, tendo em vista a repertórios diferentes no passado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERPA, Fabiola Alvares Garcia. Aquisição, generalização e manutenção de comportamentos sociais em meninos, considerando diferentes repertórios empáticos no passado. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.