Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas variacionais geométricos

Processo: 98/13163-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Renato Hyuda de Luna Pedrosa
Beneficiário:Gil Ramos Cavalcanti
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desigualdades variacionais

Resumo

Este projeto visa ao estudo de alguns problemas variacionais geométricos, como a desigualdade isoperimétrica no espaço euclidiano e as desigualdades de Gromov-Levy e Faber-Krahn. Com relação a esta última, pretendemos ainda estudar alguns aspectos sobre as questões de existência de um domínio que minimize o primeiro autovalor do laplaciano, a regularidade deste domínio e sua caracterização geométrica. O principal aspecto deste trabalho consiste em apresentar o bolsista às técnicas de Teoria Geométrica da Medida, área central no desenvolvimento moderno do estudo do cálculo das variações e suas aplicações a problemas variacionais geométricos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALCANTI, Gil Ramos. Problemas variacionais geometricos. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.