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Habilidade de segmentação fonêmica em crianças normais de primeira, segunda e terceira séries do ensino fundamental

Processo: 99/10685-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Cristiane Amparo da Rocha Rosal
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica   Fonêmica   Crianças   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Fonologica | Segmentacao | Segmentacao Fonemica

Resumo

Há evidências de uma estreita relação entre consciência fonológica e alfabetização, considerando-se um sistema de escrita alfabético como o do português. Pesquisas indicaram que a segmentação de fonemas e a tarefa de isolar e manipular mentalmente um dado fonema, enquanto habilidades de consciência fonológica, são os melhores indicadores de habilidades precoces de leitura e escrita. A soletração de palavras implica em habilidades de consciência fonológica (por exemplo, a consciência fonêmica e a habilidade de segmentar a palavra nos sons que a compõem). Pesquisas já indicaram que crianças normais geralmente apresentam bom desempenho em tarefas de consciência fonológica. A presente pesquisa tem por objetivo geral avaliar as habilidades de segmentação fonêmica em uma amostra de crianças normais de primeira, segunda e terceira séries do ensino fundamental. (AU)

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