Busca avançada
Ano de início
Entree

Características comportamentais e neuroquímicas, relacionadas com o sistema da orfanina FQ/nociceptina, associadas ao desempenho da tarefa de condicionamento contextual de medo

Processo: 02/10757-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Menezes de Oliveira
Beneficiário:Raquel Vecchio Fornari
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medo   Hipocampo   Nociceptores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipocampo | Memoria Emocional | Nociceptina | Orfanina Fq | Receptor Orfao

Resumo

O estudo da variabilidade individual através da classificação de comportamentos extremos observados em uma mesma linhagem vem sendo bastante estudada, tanto no nosso departamento como em outros laboratórios. Através da tarefa de condicionamento contextual de medo - uma forma de condicionamento clássico de medo na qual o animal deve associar o ambiente ou contexto com um choque nas patas - é possível classificar os animais em dois grupos que apresentam comportamentos extremos bem característicos, isto é, alguns animais apresentam um alto índice de resposta condicionada ao contexto, formando o grupo de alto desempenho (AD) enquanto outros animais apresentam esse índice muito baixo e constituem o grupo de baixo desempenho (BD). Uma série de experimentos estão sendo programados no nosso laboratório para verificar se existem diferenças comportamentais e/ou neuroquímicas entre os animais AD e BD, capazes de explicar a diferença observada no condicionamento contextual de medo. Este projeto, portanto, está inserido em um projeto maior e tem como objetivo verificar nos animais AD e BD possíveis diferenças comportamentais, neuroquímicas e farmacológicas, com relação ao sistema da orfanina FQ/nociceptina, um peptídeo recentemente identificado como o ligante endógeno do receptor órfão opióide. Os efeitos da manipulação farmacológica deste sistema sobre o condicionamento clássico de medo também serão investigados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORNARI‚ R.V.; SOARES‚ J.C.K.; FERREIRA‚ T.L.; MOREIRA‚ K.M.; OLIVEIRA‚ M.G.M.. Effects of nociceptin/orphanin FQ in the acquisition of contextual and tone fear conditioning in rats.. BEHAVIORAL NEUROSCIENCE, v. 122, n. 1, p. 98, . (02/10757-7)