Busca avançada
Ano de início
Entree

Classes de estimulos equivalentes - um estudo sobre hierarquia de escolhas entre membros de uma mesma classe, em funcao da distancia nodal.

Processo: 92/01683-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1992
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1993
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Joao Juliani
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se a distância nodal entre os estímulos na fase de treino exerce controle sobre as escolhas do sujeito em tentativas de pareamento arbitrário com o modelo (Arbitrary Matching to Sample) onde os estímulos de comparação pertencem a uma mesma classe. O procedimento de pareamento arbitrário com o modelo será utilizado para formar três classes com cinco estímulos gráficos em cada uma. O treino será realizado de tal maneira que os estímulos de comparação de uma discriminação condicional serão os estímulos modelos modelo para a discriminação seguinte. Depois que as classes forem formadas, serão apresentadas tentativas de teste de pareamento com o modelo onde todos os estímulos de comparação integram a mesma classe treinada na fase anterior. Escolhas consistentes de estímulos de comparação separadas por menor número de nódulos serão um indicador de que a distância nodal continua tendo efeito mesmo após a classe ter sido formada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)