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A pedagogia da desconfiança. os meios e os agentes determinantes na associação das práticas de feitiçaria com a figura do Diabo, perceptível em meio ao universo cotidiano do Brasil setecentista

Processo: 98/00114-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Leandro Karnal
Beneficiário:Evandro Domingues
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Feitiçaria   Inquisição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano | Diabo | Disciplinarizacao | Feiticaria | Inquisicao | Sociedade

Resumo

Propõe-se um estudo da documentação gerada a partir da Visitação do tribunal do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará, entre 1763 e 1769, a fim de compreender a atuação dos mecanismos pedagógicos utilizados, em conjunto, pela Igreja Católica - o discurso dos sacerdotes católicos e o processo persecutório inquisitorial - para fazer prevalecer na mentalidade da sociedade a associação das tradições e crenças referentes a magia popular e o estereótipo da "bruxaria demoníaca", permitindo, assim, com que seus praticantes e os que a eles recorriam fossem encarados como "desviantes" e "heréticos", e então inseridos no mesmo processo persecutório protagonizado pelos Tribunais da Inquisição. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGUES, Evandro. A pedagogia da desconfiança: o estigma da heresia lançado sobre as praticas de feitiçaria colonial durante a Visitação do Santo Oficio ao Estado do Grão-Para (1763-1772). 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.