Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das vias de transducção de sinal deflagradas pela interação laminina-PrPc-receptor e sua relevância em processos de diferenciação celular

Processo: 99/05213-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Ricardo Renzo Brentani
Beneficiário:Adriana Regina de Oliveira Freitas
Instituição Sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Laminina   Proteínas PrPC   Transdução de sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Laminina | Proteina Prpc | Proteina Receptora | Transducao De Sinal

Resumo

Prions são partículas infecciosas responsáveis por um grupo de doenças neurodegenerativas fatais, tanto no homem como em animais. Essa proteína é uma isoforma anormal da proteína celular PrPc cuja função fisiológica ainda não é conhecida. Nosso grupo vem trabalhando a hipótese de que a proteína PrPc pode estar envolvida em processos de diferenciação celular. Dados recentes do nosso laboratório mostram que PrPc e laminina, uma proteína da matriz extracelular, possuem uma interação de alta afinidade e especificidade, que parece mediar os processos de adesão e neuritogênese associados à laminina. Além disso, nosso grupo caracterizou uma proteína receptora/ligante de PrPc de 66 kDa, sendo que a sua associação com PrPc é capaz de desencadear um sinal celular que altera a concentração de cAMP e a atividade de PKA. Assim, o objetivo deste projeto é caracterizar detalhadamente as vias de transdução de sinal que são deflagradas a partir da interação laminina-PrPc-proteína receptora, como também a sua relevância em processos de diferenciação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Adriana Regina de Oliveira. Caracterização das vias de sinalização desencadeadas pelas interações PrPc-p66 e PrPc-laminina e sua relevância nos processos de morte celular programada e consolidação da memória. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.