Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse oxidativo mitocondrial e receptores de morte celular na degeneracao de neuronios dopaminergicos em modelos experimentais para a doenca de parkinson.

Processo: 00/10036-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Roger Frigério Castilho
Beneficiário:Solange Carvalho de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Oxidativo | Homeostase Ionica

Resumo

A ocorrência de estresse oxidativo e ativação de receptores de morte celular, como o Fas/CD95/APO-I e o TNF-alfa, têm sido implicados na indução de morte celular em tecidos neuronais em alguns estados patológicos, como na isquemia e reperfusão cerebral. Objetivamos neste projeto, estudar o envolvimento de estresse oxidativo mitocondrial e receptores de morte celular na degeneração de neurônios dopaminérgicos em modelos experimentais para Doença de Parkinson. Neurônios dopaminérgicos serão seletivamente lesados pela injeção intra-estrial da toxina 6-hidroxidopamina. Paralelamente, estudaremos o efeito desta toxina e de 1-metil-4-fenilpirimidina na indução de estresse oxidativo em mitocôndrias isoladas e no mecanismo de morte de neurônios dopaminérgicos em cultura primária. O melhor conhecimento dos mecanismos que levam a degeneração e conseqüente morte de neurônios dopaminérgicos em modelos experimentais poderá permitir novas abordagens farmacológicas para prevenir, bloquear ou retardar a neurodegeneração da Doença de Parkinson. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Solange Carvalho de. Estresse oxidativo mitocondrial, morte celular e efeito de ligantes de imunofilinas em modelos para a doença de Parkinson. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.