Busca avançada
Ano de início
Entree

Densidade de receptores dopaminergicos d1, d3 e d4 e receptores gabaa em camundongos diferencialmente sensibilizados ao efeito estimulante do etanol.

Processo: 99/12073-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni
Beneficiário:Isabel Marian Hartmann de Quadros
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores dopaminérgicos   Sensibilização comportamental   Atividade motora   Etanol   Autorradiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Locomotora | Auto-Radiografia | Etanol | Receptor Gabaa | Receptores Dopaminergicos | Sensibilizacao Comportamental

Resumo

A sensibilização comportamental é um fenômeno de plasticidade neural pelo qual ocorre uma potencialização dos efeitos estimulantes de uma droga ao longo de tratamento crônico. Baixas doses de etanol causam estimulação locomotora, agudamente, e sensibilização comportamental, cronicamente. Entretanto, nem todos os indivíduos são susceptíveis à estimulação e à sensibilização ao etanol. A sensibilização comportamental tem sido proposta como um modelo experimental para avaliar o potencial de abuso de drogas, estando relacionada ao processo de dependência. Há uma série de sistemas de neurotransmissão envolvidos nos efeitos do etanol, entre os quais o dopaminérgico, o GABAérgico e o glutamatérgico, além da modulação por peptídeos opióides. Supõe-se que para a ocorrência da sensibilização ocorreriam alterações plásticas nestes sistemas em regiões que participam do circuito motivacional, como as vias meso-límbica e meso-cortical, que possuem inervações de todos os sistemas citados. Uma destas alterações poderia ocorrer na regulação dos seus níveis de receptores, como já foi demonstrado em nosso laboratório quanto ao receptor dopaminérgico D2, em áreas do caudado-putâmen e do receptor glutamatérgico NMDA no núcleo accumbens e córtex pré-frontal. O objetivo deste trabalho é completar a caracterização dos receptores dopaminérgicos envolvidos nesse processo e iniciar o estudo do sistema GABAérgico através do complexo-receptor GABAa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUADROS‚ I.M.H.; NOBREGA‚ J.N.; HIPÓLIDE‚ D.C.; LUCCA‚ E.M.; SOUZA-FORMIGONI‚ M.L.O.. Differential propensity to ethanol sensitization is not associated with altered binding to D1 receptors or dopamine transporters in mouse brain. ADDICTION BIOLOGY, v. 7, n. 3, p. 291-299, . (99/12073-3)