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Verificacao de diferentes modelos de coleta de dados para investigacao de aspectos socio-cognitivos observaveis na terapia fonoaudiologica de criancas com disturbios psiquiatricos.

Processo: 98/14410-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Daniela Regina Molini-Avejonas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação   Psiquiatria infantil   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Lnguagem | Pragmatica | Psiquiatria Infantil | Terapia Fonoaudiologica

Resumo

É a interação que determina os usos da linguagem, mas ao mesmo tempo, associa-se ao desenvolvimento cognitivo e à experiência social na determinação do desenvolvimento de linguagem. Em um estudo anterior (1997), a autora deste projeto determinou o desempenho sócio-cognitivo de 60 crianças com distúrbios psiquiátricos, em situações espontâneas. Pôde-se observar que a aplicação de procedimentos mais específicos eram necessários para uma investigação mais aprofundada. Neste estudo a pesquisadora pretende verificar três diferentes modelos de coleta de dados para a investigação dos aspectos sócio-cognitivos sugeridos por Wetherby e Prutting (1984) na terapia fonoaudiológica de crianças com distúrbios psiquiátricos: sessão de jogo espontânea, sessão de jogo com atitudes pré-programadas e aplicação de provas pré-determinadas. (AU)

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