Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteinas de micronema de toxoplasma gondii dotadas de propriedade lectinica: papel na interacao do parasita com o hospedeiro.

Processo: 00/05365-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Elaine Vicente Lourenco
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Lectinas   Toxoplasma gondii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lectinas | Micronemas | Parasita Hospedeiro | Toxoplasma Gondii

Resumo

Toxoplasma gondii é um parasita intracelular obrigatório de células nucleadas de animais homeotermos. A capacidade de parasitar diversos tipos celulares está relacionada principalmente com os mecanismos de invasão e formação do vacúolo parasitóforo. Tais processos são dependentes da presença de proteínas de superfície, bem como da liberação de proteínas das micronemas, grânulos densos e roptrias, durante e após a penetração. Recentemente, ao submeter antígeno solúvel total de taquizoítas de T. gondii a cromatografia de afinidade em coluna de lactose imobilizada, obtivemos duas proteínas de micronemas, MIC1 e MIC4. Atividade lectínica foi detectada apenas na proteína MIC1, porém, como MIC1 e MIC4 são copurificadas, impõe-se desenvolver estratégias para obtenção de preparações homogêneas de cada uma das duas MICs e o estudo detalhado de seu envolvimento nos processos de adesão e invasão da célula hospedeira e na resposta imunitária desencadeada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)