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Aquisicao de discriminacao condicionais e formacao de equivalencia isoladamente e em duplas de criancas pre-escolares.

Processo: 97/00617-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Adriana Aparecida Tambasco Piccolo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento (psicologia)   Equivalência   Nomeação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Em Duplas | Discriminacao Condicional | Equivalencia | Nomeacao

Resumo

Este projeto tem por objetivo propor uma situação experimental na qual duplas de crianças pré-escolares resolverão tarefas de discriminação condicional. Pretende-se que esta situação estimule o aumento das verbalizações das crianças, o que possibilitará investigar o papel da nomeação na formação de equivalência. Visando alcançar este objetivo serão realizados treinos de duas relações arbitrárias (AB e BC) e, em seguida, testes de reflexividade, simetria e transitividade. Primeiramente, os testes serão aplicados individualmente, depois em duplas para uma melhor análise das verbalizações na formação de equivalência. (AU)

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