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Aprendizagem observacional e formacao de equivalencia em criancas normais e com necessidades educativas especiais.

Processo: 00/07752-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Adriana Aparecida Tambasco Piccolo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Observacional | Discriminacoes Condicionais | Educacao Especial | Ensino Em Dupla | Equivalencia De Estimulos

Resumo

Três experimentos serão realizado com intuito de promover a aprendizagem por observação e verificar a formação de equivalência em crianças pré-escolares normais e com necessidades especiais. O primeiro tem como objetivo verificar em que medida o uso de algumas manipulações experimentais poderá produzir a aprendizagem observacional. Os participantes serão 12 pré-escolares. Os participantes de números ímpares receberão treino individual das relações (BA), enquanto os participantes de números pares receberão treino das relações (CA). Após testes de simetria, eles serão colocados em duplas compostas de um participante que aprendeu as relações BA e de outro que aprendeu CA. Cada um deles terá a oportunidade de responder às tentativas previamente aprendidas e de observar as respostas emitidas pelo colega. Testes individuais serão apresentados para verificar a emergência das relações observadas, e as emergentes. O segundo experimento visa investigar em que medida a aprendizagem prévia de uma relação condicional é condição necessária para a aprendizagem observacional. Cada dupla terá um Participante Atuante (PA), que receberá treino direto individual das retenções BA e depois realizará o mesmo treino em situação de dupla com o Participante Observador (PO), que realizará, em seguida, teste das relações observadas. E o Experimento 3 tem como propósito estender os resultados do Experimento 1 para a população com necessidades educativas especiais. (AU)

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