Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do crescimento e das caracteristicas de carcaca e de carnes de bovinos de diferentes grupos geneticos e tamanhos a maturidade no modelo de producao superprecoce.

Processo: 00/02750-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Mário de Beni Arrigoni
Beneficiário:Armando Alves Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05195-5 - Crescimento de bovinos de corte no modelo biológico superprecoce, AP.TEM
Assunto(s):Bovinos de corte   Fibras musculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos De Corte | Fibras Musculares | Grupos Geneticos | Ultrasonografia

Resumo

Objetiva-se avaliar características de desempenho, padrão de crescimento do tecido muscular qualidade e produção de carne de bovinos jovens de diferentes tamanhos à maturidade para a determinação da eficiência biológica no sistema de produção superprecoce. Serão utilizados 90 bezerros machos desmamados de 210 dias de idade, de três diferentes grupos genéticos e três diferentes tamanhos a maturidade, filhos de touros com alto valor de DEP para peso aos 12 meses de idade e de touros com baixo valor de DEP para a mesma característica. As baias constituirão as repetições experimentais para a determinação da eficiência alimentar. Medidas ultra-sonográficas serão realizadas no momento das pesagens dos animais para a monitoração do crescimento dos tecidos muscular e adiposo. O acompanhamento do padrão de crescimento do tecido muscular esquelético será feito através de duas biópsias do músculo Semitendinosus, aos 210 e 294 dias de idade. Por ocasião do abate, os animais serão classificados quanto a produção e qualidade de carcaça. Serão quantificadas a gordura na carcaça (gordura subcutânea), na carne (gordura intramuscular) e as gorduras pélvica e associadas ao tecido mesentérico, perirenal, podendo-se assim determinar a gordura total em relação ao peso vivo vazio dos animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)