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Ensino e perversão: um estudo psicossocial a partir do universo escolar

Processo: 93/03960-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1994
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1994
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marlene Guirado
Beneficiário:Mario Augusto Ferreira Koyama
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Processos de exclusão   Democratização do ensino   Ambiente escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contradicoes Sociais | Democratizacao Do Ensino | Processos De Exclusao | Revolta | Solucoes Utopicas | Subjetividade

Resumo

Revisão crítica das principais propostas pedagógicas e políticas educacionais preconizadas atualmente e confrontação dessas propostas e políticas com os dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo a respeito do cotidiano escolar de duas escolas com contextos sócio-econômico-culturais diametralmente opostos. Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se técnicas etnográficas da pesquisa participante, segundo Ezpeleta e Rockwe a teoria do cotidiano de Agnes Heller e algumas contribuições da psicanálise. (AU)

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